Em um treino classificatório marcado pela proximidade dos carros e a chuva, Max Verstappen mais uma vez demonstrou estar em sintonia com sua RB19 e conquistou a pole para a corrida de domingo do GP de São Paulo. Charles Leclerc, da Ferrari, e Lance Stroll, da Aston Martin, completaram o top 3.
Como foi o treino?
Q1
A ameaça de chuva a qualquer momento esteve presente nas três sessões classificatórias, mas a primeira parte do treino foi disputada inteira com pista seca. A sessão não teve grandes incidentes além de alguns impedimentos. George Russell liderou o Q1, seguido por Max Verstappen e Charles Leclerc. Foram eliminados: Tsunoda, Ricciardo, Bottas, Sargeant e Zhou
Q2
A segunda parte do treino também foi disputada com pista seca, mas as nuvens no céu ficavam cada vez mais carregadas. A ameaça de chuva a qualquer instante fez com que os pilotos não perdessem tempo dentro dos boxes. Lando Norris foi o mais rápido da sessão, seguido por Verstappen e Perez. Foram eliminados: Hulkenberg, Ocon, Gasly, Magnussen e Albon
Q3
No início da última parte do treino, parecia que a madrugada tinha chegado mais cedo no circuito de Interlagos. Faltando dois minutos para o início da sessão, os pilotos já faziam fila no pitlane e aguardavam liberação para ir à pista, em uma tentativa de cravar uma volta rápida com os pneus de pista seca. Max Verstappen cravou a volta mais rápida logo em sua primeira saída, seguido por Charles Leclerc e Lance Stroll. Oscar Piastri, da McLaren, vinha em uma volta com ritmo forte, mas após um trecho úmido na junção, acabou saindo da pista e causando uma bandeira amarela, o que acabou atrapalhando a volta de Sergio Perez.
A ordem dos 10 primeiros para a corrida de domingo ficou:
1° Max Verstappen (RedBull)
2° Charles Leclerc (Ferrari)
3° Lance Stroll (Aston Martin)
4° Fernando Alonso (Aston Martin)
5° Lewis Hamilton (Mercedes)
6° George Russell (Mercedes)
7° Lando Norris (McLaren)
8° Carlos Sainz (Ferrari)
9° Sergio Perez (RedBull)
10° Oscar Piastri (McLaren)
Neste sábado os carros retornam à pista para o treino classificatório da corrida Sprint, às 11h, e a corrida Sprint está marcada para às 15h30.