Durante o único treino livre do final de semana, a Ferrari conseguiu uma dobradinha com seus pilotos. O espanhol Carlos Sainz encerrou a sessão na primeira posição com a marca de 1:11.732, pouco mais de um décimo a frente de seu companheiro de equipe, Charles Leclerc. Enquanto a dupla da Ferrari utilizou os pneus macios, George Russell, da Mercedes, ficou na terceira posição somente 0.133 décimos atrás com pneus médios.
Como foi o treino?
No início da sessão, todos os pilotos saíram com pneus duros em seus carros, já que neste final de semana teremos corrida Sprint e distribuição dos jogos de pneus é diferente de um final de semana normal. Não demorou muito para que as primeiras reclamações sobre a aderência do asfalto surgissem nos rádios dos pilotos. Vale lembrar que o circuito de Interlagos estava fechado para reformas desde agosto, portanto não recebeu nenhuma prova durante esse período.
O piloto da Aston Martin, Fernando Alonso, sofreu um furo em seu pneu dianteiro esquerdo e reclamou com a equipe no rádio: “O circuito está em péssimo estado, cheio de pedras. Não está nos padrões da Fórmula 1”. Outros pilotos também reportaram a presença de sujeira na pista.
Após as primeiras voltas com o jogo de pneus duros, Verstappen, Pérez e Hamilton ocupavam as três primeiras posições separados por apenas três décimos. Aos 23 minutos de treino, Yuki Tsunoda foi o primeiro piloto a ir à pista com um jogo de pneus médios, o que rendeu ao japonês da AlphaTauri a primeira posição momentânea com as melhores parciais no primeiro e segundo setores. Na sequência, George Russell também calçou um jogo de pneus médios e cravou a sua volta mais rápida da sessão, quase um segundo mais rápido que Tsunoda.
Na metade do treino, a ordem das posições era: Russell em primeiro seguido por Alonso, Verstappen, Tsunoda, Pérez e Hamilton. A dupla de pilotos da Ferrari realizava uma simulação de ritmo de corrida com Leclerc em 8º e Sainz em 10°. A polêmica da sessão foi o toque na Junção entre a McLaren de Lando Norris e a Haas de Hulkenberg, que será investigado pela direção de prova.
Faltando 4 minutos para o encerramento da sessão, a Ferrari mandou seus pilotos à pista com pneus macios. Carlos Sainz pulou para a primeira posição e Charles Leclerc para segundo. Max Verstappen e Sergio Pérez utilizaram apenas pneus duros e foram 16º e 18º, respectivamente. Lewis Hamilton conseguiu dar apenas uma volta com o jogo de pneus macios antes de ter um problema com um furo e foi o 12º.
Os 10 primeiros foram:
1º Carlos Sainz (Ferrari)
2º Charles Leclerc (Ferrari)
3º George Russell (Mercedes)
4º Nico Hulkenberg (Haas)
5º Alexander Albon (Williams)
6º Lance Stroll (Aston Martin)
7º Pierre Gasly (Alpine)
8º Zhou Guanyu (Alfa Romeo)
9º Logan Sargeant (Williams)
10º Kevin Magnussen (Haas)
Os carros voltam à pista logo mais, às 15h, para o treino classificatório da corrida de domingo.