A Mercedes comunicou nesta terça-feira que seu Chefe de Tecnologia, Mike Elliott, está de saída da equipe. Com contrato a vencer no final deste ano, Mike preferiu antecipar a sua despedida e afastar-se da Fórmula 1 depois de 23 anos estando ligado diretamente a projetos na categoria: “Decidi que agora é o momento certo para dar meu próximo passo além da Mercedes. Primeiro para fazer uma pausa e um balanço, depois de 23 anos de trabalho intenso neste esporte, e depois para encontrar meu próximo desafio. Gostaria de agradecer aos meus companheiros de equipe por 12 temporadas fantásticas juntos e desejar-lhes todo o sucesso nos próximos anos”.
Elliott ingressou na Fórmula 1 no início dos anos 2000 como um aerodinamicista da McLaren e passou a fazer parte da equipe Mercedes em 2012 como Chefe de Aerodinâmica. Posteriormente, foi elevado ao cargo de Diretor Técnico e é considerado o “responsável” pelos carros da equipe de 2022 e 2023. Em abril deste ano, Mike Elliott esteve envolvido em uma troca de funções com seu antecessor, James Allison, e passou a ocupar o cargo de Chefe de Tecnologia, enquanto Alisson voltou a ocupar o cargo de Diretor Técnico. A iniciativa da mudança partiu do próprio Elliott por enxergar em James Allison a pessoa ideal para desenvolver o carro da equipe ao longo da temporada.
O CEO e Chefe de Equipe da Mercedes, Toto Wolff, comentou sobre a saída de Elliott: “Mike foi um dos pilares das conquistas da equipe na última década. E é com sentimentos verdadeiramente mistos que hoje damos adeus a ele. Mike é um cérebro técnico ferozmente inteligente e um grande jogador de equipe. Ele deu uma grande contribuição não apenas para construir carros de corrida vencedores, mas também para construir a cultura da nossa equipe. Mas pelo outro lado, está claro que ele está pronto para novas aventuras além da Mercedes – então eu sei que esse também é o passo certo para ele. Ele deixa a equipe hoje com os nossos agradecimentos pelo esforço, comprometimento, e conhecimento que ele trouxe para equipe nos últimos 11 anos – e nossos melhores votos para o futuro”.
Elliott agora entrará no processo de gardening leave, expressão utilizada que se refere ao tempo que um funcionário de uma equipe precisa ficar afastado do esporte antes que seja contratado por outro time.