Em uma prova intensa do início ao fim, Jorge Martín saiu como vencedor do GP da Tailândia. Diferente da corrida Sprint de sábado, dessa vez o espanhol não foi dominante.
Como foi a corrida?
Repetindo a largada da corrida Sprint, Luca Marini atacou Jorge Martín antes da primeira curva, mas novamente foi respeitoso na freada e deixou espaço para que o espanhol voltasse à liderança. Aproveitando-se disso, Aleix Espargaró realizou a ultrapassagem sobre Marini e assumiu a vice-liderança da corrida. Pecco Bagnaia largou muito bem e subiu para a 4ª posição, mas com um pelotão muito próximo e constantes trocas de posição, voltou para a sua posição original de largada, a 6ª colocação.
Na terceira volta, todos os pilotos estavam muito próximos e Jorge Martín não conseguia disparar na liderança, sofrendo pressão constante de Espargaró, Marini e Binder. Enquanto Pecco batalhava contra Marc Marquez pela sexta posição, Binder começou a aumentar o ritmo, passando por Marini e Espargaró. Quem estava com um ritmo de corrida muito forte era Alex Marquez, que fazia bom uso da composição de pneus médios na dianteira e traseira. Nesse momento da prova, Aleix perdeu muito rendimento e foi sendo escalado pelo pelotão.
Na metade da corrida, Martín, Binder, Alex Marquez, Bagnaia e Marini ocupavam as cinco primeiras posições com todos colados uns aos outros. No 13° giro da corrida, Alex Marquez caiu sozinho e promoveu Pecco à terceira posição e a condição de tentar se aproximar de Martín e Binder para brigar pela vitória.
Binder passou a estudar as linhas de Martín, enquanto Pecco acompanhava tudo um pouco mais atrás. Foi somente na vigésima volta que o sul-africano realizou a primeira manobra de ultrapassagem sobre Martín, mas acabou levando o troco na curva seguinte. Uma volta depois, e o mesmo aconteceu. Na volta 22, Binder de fato assume a liderança, mas não consegue construir uma vantagem sobre Martín e Pecco que vinham colados.
Na penúltima volta, Martín volta a liderança e consegue se manter até a bandeira quadriculada. Binder cruzou a linha em segundo, mas por exceder os limites de pistas, caiu uma posição e ficou em 3° com Pecco Bagnaia sendo o 2°.
Completaram o top 10: Bezzecchi, Espargaró, Quartararo, Marc Marquez, Marini, Di Giannantonio e Zarco.
Como fica o campeonato?
Com o resultado, a vantagem de Bagnaia na liderança caiu para 13 pontos. O italiano possui 389 pontos, enquanto Martín tem 376.
A MotoGP retorna em 12 de novembro para o GP da Malásia.