No fim da tarde deste domingo (29), foi dada a largada para o Grande Prêmio do México. A prova mexicana, foi uma das mais movimentadas da temporada, com direito a Checo Pérez, piloto local, batendo na largada e Kevin Magnussen tendo problemas com sua Haas e causando bandeira vermelha.
Max Verstappen, que parece ser imune de todos os problemas que tem rondado seus rivais na Fórmula1, e principalmente seu companheiro de equipe, largou em 3° e assumiu a liderança da prova na largada.
Na 2ª colocação, Lewis Hamilton, que conquistou o pódio número 197 de sua carreira. O britânico fez uma grandiosa corrida de recuperação após largar em 6°. Charles Leclerc, que perdeu a primeira posição na largada para seu adversário desde os tempos de kart, seu despediu do México com um 3° lugar.
Como foi a corrida?
Quando as luzes vermelhas se apagaram, foi dada a largada para as 71 voltas do Grande Prêmio do México.
Max Verstappen se colocou no meio das duas Ferrari, conseguindo sair na frente de Sainz e lado a lado com Leclerc. Pérez, que saltou de quinto para terceiro, mergulhou esperançoso do lado esquerdo do piloto da Ferrari.
Mas, para o contorno da curva 1, não tinha espaço para os três. A roda dianteira esquerda do carro de Leclerc pressionou a roda traseira da RBR de Pérez, fazendo o carro do mexicano saltar para cima e ir escapando até a área do escape.
Charles Leclerc e Max Verstappen seguiram lado a lado, até a curva 2, quando o holandês se colocou à frente assumindo a liderança, enquanto o safety car virtual foi acionado para que o detritos da pista fosse tirado.
Checo Pérez conseguiu retornar para os boxes, mas com a análise rápida da equipe foi constatado que não tinha condições do piloto retornar para a pista. O piloto entrou em completo desespero por saber que teria que abandonar sua corrida em casa.
Com a bandeira verde sendo acionada na volta 6, Hamilton passou a ameaçar Ricciardo que se defendeu bem pilotando com mestria. Mais tarde na volta 9, o britânico traciona melhor para ultrapassar o australiano, assumindo a 4ª posição.
Na volta 19, Max Verstappen Verstappen foi chamado para os boxes trocando de pneus médios para duros, o holandês retornou para a pista na 7ª colocação. Charles Leclerc liderava com Sainz em 2° e Hamilton em terceiro, ameaçando o espanhol.
E não foi nada difícil para Verstappen escalar o pelotão. Na volta 25, o holandês já figurava na 3ª colocação, após Lewis Hamilton ir aos boxes para fazer seu pit stop. Na volta 32, Verstappen retornou a liderança com Leclerc indo fazer sua troca de pneus, retornando em 2°.
No início da volta 33, a bandeira amarela foi acionada no setor 2. Kevin Magnussen havia batido forte na curva 9. Com o impacto intenso, o Magnussen saiu do carro tonto. Mais tarde a equipe Haas confirmou que estava tudo bem com o dinamarquês.
Logo o safety car entrou em pista, enquanto Max Verstappen mergulhava para os boxes para fazer mais um troca de pneus. No final da volta 34, a bandeira vermelha foi acionada e a prova ficou paralisada por 20 minutos.
Relargada
Com o fim da bandeira vermelha, os carros retornaram para a pista para uma volta de apresentação, e uma largada parada. Com os carros parados em suas devidas posições, foi dada a largada.
Max Verstappen disparou em primeiro, sem dar chances à concorrência, enquanto Leclerc veio atrás tentando se defender dos ataques de Lewis Hamilton. Sainz veio em quarto, com Russell em quinto e Ricciardo em sexto, seguido de Oscar Piastri em sétimo.
Na volta 49, Yuki Tsunoda que estava na 8° ameaçando ultrapassar Oscar Piastri, mergulhou do lado esquerdo do australiano e acabou o pneu dianteiro da McLaren rodando na pista, perdendo muitas posições. Ainda na volta 49 Fernando se despediu da prova mexicana se recolhendo para os boxes após problemas.
Atrás, Lando Norris disparou ultrapassando Albon e assumiu a 8° posição atrás de Oscar Piastri. Na volta 51, Verstappen liderava com 8 segundos de vantagem sobre Lewis Hamilton que já figurava na segunda posição.
Na volta 56, a equipe McLaren abriu o rádio de Oscar pedindo para que o australiano trocasse de posições com Lando Norris, caso não pudesse sentir que não teria melhor desempenho futuro, para que britânico atacasse Ricciardo. O australiano abriu passagem para seu companheiro de equipe passar.
Na volta 60, Norris passou Daniel Ricciardo sem maiores dificuldades. Na volta 71, o britânico colocou de lado de George Russell para fazer uma bela ultrapassagem e assumir a 5ª colocação.
Classificação completa e pontos
1° Max Verstappen | Red Bull Racing | 25 P
2° Lewis Hamilton | Mercedes | 19 P
3° Charles Leclerc | Ferrari | 15 P
4° Carlos Sainz | Ferrari | 12 P
5° Lando Norris | McLaren| 10 P
6° George Russell | Mercedes | 8 P
7° Daniel Ricciardo | AlphaTauri | 6 P
8° Oscar Piastri | McLaren |4 P
9° Alexander Albon |Williams | 2 P
10° Esteban Ocon | Alpine | 1P
11° Pierre Gasly | Alpine
12° Yuki Tsunoda | AlphaTauri
13° Nico Hülkenberg | Haas
14° Valtteri Bottas | Alfa Romeo
15° Zhou Guanyu | Alfa Romeo
DNF Logan Sargeant | Williams
DNF Fernando Alonso | Aston Martin
DNF Kevin Magnussen | Haas
DNF Lance Stroll | Aston Martin
DNF Checo Pérez | Red Bull Racing
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