Jorge Martín venceu a Sprint do GP da Tailândia de maneira dominante. Mais uma vez largando da pole, o espanhol da PRAMAC teve a companhia de Luca Marini e Aleix Espargaró na primeira fila. Pecco Bagnaia voltou a sofrer com o ritmo de classificação e largou apenas da 6ª posição. Se antes o italiano era figura cativa na primeira fila, agora tem sofrido para conseguir boas posições de largada no pelotão da frente.
Como foi a corrida?
Na largada, Marini chegou a assumir a liderança provisoriamente até a primeira curva, quando na freada Martín reassumiu a primeira posição. Brad Binder, que largou em 5°, pulou para terceiro e passou a acompanhar de perto Luca Marini, enquanto Martín disparava na frente. Em duas voltas, o espanhol já possuía 1 segundo de vantagem para os pilotos que vinham atrás.
Com uma largada ruim, Bagnaia caiu para a nona posição e chegou a ficar praticamente um segundo atrás de Alex Marquez, que ocupava a oitava colocação. No entanto, na quarta volta o atual campeão fez uma bela manobra na curva 12 e passou Alex Marquez e Johann Zarco de uma vez, chegando à sétima colocação.
No quinto giro da corrida, Martín seguia na frente de maneira dominante e sem ser incomodado. Com 1,5 de vantagem para Marini e Binder que brigavam pela segunda posição e tinham boa vantagem para um pelotão formado por Aleix Espargaró, Marco Bezzecchi e Marc Marquez. Bagnaia não conseguia realizar uma aproximação em Marc, estando 1,3 segundos atrás. Na sétima volta, Binder realizou belíssima manobra na curva 12 para ultrapassar Marini e ficar com a segunda posição da corrida.
Faltando três giros para o fim da corrida Sprint, Martín já possuía 2 segundos de vantagem e passou a apenas a administrar seu equipamento para evitar maiores problemas, como os que aconteceram no GP da Indonésia e Austrália. Realizando uma excelente corrida tendo largado de oitavo, Marc Marquez ultrapassou Bezzecchi na curva 12 para assumir a quinta posição e passou a perseguir Aleix, que a essa altura já havia recebido a recomendação da equipe para economizar potência.
Na última volta da corrida, Marc e Aleix travaram uma grande batalha valendo a quarta posição. O hexacampeão chegou a ultrapassar, mas levou o troco na curva seguinte. Porém, na famosa curva 12, Marc deu o último bote certeiro para passar Aleix e terminar a corrida em quarto.
Martín venceu a prova seguido por Brad Binder, em segundo, e Luca Marini completando o pódio. Com Bagnaia sendo apenas o sétimo, a vantagem na liderança do campeonato caiu para 18 pontos. O italiano chegou a 369 pontos, enquanto o espanhol foi a 351.
Os nove primeiros colocados foram:
1° – Jorge Martín
2° – Brad Binder
3° – Luca Marini
4° – Marc Marquez
5° – Aleix Espargaró
6° – Marco Bezzecchi
7° – Francesco Bagnaia
8° – Alex Marquez
9° – Johann Zarco
E a corrida principal?
A MotoGP volta às pistas na madrugada de domingo, às 05h, para a corrida principal do GP da Tailândia.