A MotoGP chega à Tailândia para a 17ª etapa do campeonato mundial com uma disputa pelo título em ebulição. O circuito de Cheng receberá o último dos três finais de semana seguidos com corridas na Ásia e Oceania.
Após o cancelamento da corrida sprint devido às condições climáticas de domingo, a corrida principal do GP da Austrália foi responsável por proporcionar mais uma reviravolta na liderança do campeonato mundial de pilotos. A vitória da corrida ficou com Johann Zarco, sua primeira na MotoGP, mas com a segunda colocação de Pecco Bagnaia e Jorge Martín sendo apenas o quinto, a vantagem do atual campeão na liderança do campeonato foi para 27 pontos. Diferença essa que pode ser fundamental em um momento da temporada, onde Martín aparenta ter muito mais ritmo e confiança que Pecco. Por outro lado, Martín precisa conseguir lidar com sua empolgação, que por muitas vezes acaba se transformando em afobação. Desde que estreou na MotoGP em 2021, Martín jogou fora resultados importantes por não saber administrar melhor seu ritmo durante as corridas e isso ficava claro com declarações onde o piloto dizia “preferir cair do que chegar em segundo lugar”. Em uma briga por título contra um piloto tão consistente quanto Bagnaia, Martín não se pode dar o luxo de desperdiçar resultados como fez nos GPs da Indonésia e Austrália.
As atividades de pista começarão na sexta-feira com o TL1 marcado para começar às 00h45, e o TL2 acontecendo logo na sequência, às 05h. O TL3 acontecerá no sábado, às 00h10, e a classificação será pouco depois, às 00h50. Ainda no sábado teremos a corrida sprint às 05h e a corrida principal será no mesmo horário de domingo.
Depois do GP da Tailândia, a MotoGP ainda passará por Malásia, Catar e Valência. Restam 148 pontos em disputa em um campeonato aberto para ambos os pilotos.