Charles Leclerc largará em primeiro na corrida principal do GP de Austin, no domingo. O piloto da Ferrari travou uma batalha até os últimos segundos com o tricampeão Max Verstappen – que teve a sua última tentativa anulada por exceder os limites de pista. Ao lado do monegasco na primeira fila estará a McLaren de Lando Norris, que completa o seu 100° GP neste final de semana. Estreando o novo pacote de atualizações da Mercedes, Lewis Hamilton completa os três primeiros.
Q1
A primeira fase da classificação terminou com Verstappen em primeiro, seguido por Leclerc e Russel. Na primeira metade da sessão, quem surpreendeu foram os carros da Alpine e Haas, com a dupla de pilotos da equipe francesa ocupando as primeiras posições. Na segunda saída dos carros, com a pista melhorando, a ordem da tabela de classificação foi voltando à normalidade. A surpresa se deu por Fernando Alonso não conseguir uma vaga no Q2 pela primeira vez na temporada. Além de Alonso, foram eliminados: Albon, Stroll e Sargeant.
Q2
A segunda fase de classificação começou com a Alpine novamente apresentando bom ritmo, com os dois carros ocupando as quatro primeiras posições, atrás apenas de Verstappen e Piastri. No segundo stint, Hamilton encaixou uma boa volta e pulou para a terceira posição, atrás de Leclerc e Max. Não avançaram: Tsunoda, Zhou, Bottas, Magnussen e Ricciardo.
Q3
A última parte da sessão de classificação começou com Leclerc apresentando um ritmo forte e ocupando a primeira posição, seguido por Lewis Hamilton. Na segunda tentativa dos pilotos, Max Verstappen travou a roda dianteira ao chegar na primeira curva e comprometeu o seu primeiro setor, enquanto Charles melhorou seu tempo. No decorrer da volta, Max conseguiu recuperar tempo suficiente para ocupar a pole por cinco milésimos à frente de Leclerc, porém teve sua volta anulada por exceder os limites na curva 19. Com isso, a pole para a corrida de domingo ficou com o piloto da Ferrari.
O resultado final do Q3 foi:
1° – Charles Leclerc (Ferrari)
2° – Lando Norris (McLaren)
3° – Lewis Hamilton (Mercedes)
4° – Carlos Sainz (Ferrari)
5° – George Russell (Mercedes)
6° – Max Verstappen (RedBull)
7° – Pierre Gasly (Alpine)
8° – Esteban Ocon (Alpine)
9° – Sergio Perez (RedBull)
10° – Oscar Piastri (McLaren)
A largada para corrida principal do GP de Austin será às 16h de domingo.