Dezoito anos depois, o Brasil finalmente voltou a ocupar o degrau mais alto do pódio no campeonato mundial de motovelocidade. Neste final de semana, Diogo Moreira venceu a 15ª etapa do Campeonato Mundial de Moto3, em Mandalika, na Indonésia. David Alonso e David Muñoz completaram o pódio.
O piloto brasileiro de 19 anos largou na pole e manteve-se no primeiro pelotão durante toda a corrida. Durante boa parte da prova, onze pilotos chegaram a brigar pela primeira posição. Em determinado momento da corrida, o terceiro colocado no campeonato, Daniel Holgado, chegou a assumir a ponta e construir uma vantagem, porém logo foi alcançado pelo restante do pelotão. Na volta 14, Moreira liderava a corrida quando Holgado ultrapassou por fora dos limites da pista para reassumir a liderança. A manobra não passou despercebida pela direção de prova que penalizou o espanhol com uma volta longa. A duas voltas do fim, Moreira, Alonso, Muñoz e Holgado brigavam pela liderança, quando a direção de prova aplicou outra punição de volta longa a Holgado por exceder os limites de pista. O brasileiro então assumiu a liderança e até a última curva precisou conter os avanços de seus concorrentes para garantir a vitória.
A última vitória de um brasileiro no principal campeonato de motovelocidade havia sido com Alex Barros durante o GP de Portugal, em 2005. Na ocasião, a vitória do brasileiro com a Honda foi a última de outras seis na MotoGP.
Após o GP da Indonésia, Moreira assumiu a sétima posição no campeonato mundial, com 128 pontos. Apenas 5º na corrida, o líder do campeonato, Jaume Masia, foi a 209 pontos, e é seguido por Sasaki com 193 e Holgado com 192.
A Moto3 retorna já neste final de semana para o GP da Austrália, em Philip Island.