Em dia de clássico em Londres, o Tottenham de Ange Postecoglou recebeu o Liverpool de Klopp que teria a missão de vencer o Tottenham e seguir sua subida na tabela após sua impressionante sequência de vitórias.
O Liverpool
Impressionante no mínimo, pois após uma janela de transferências dura para os Reds, a equipe precisava se superar para lidar com as baixas no elenco. A temporada para o Liverpool previamente era de reconstrução, porém a equipe se uniu e deu a volta por cima mesmo com a saída de Mané para o futebol arabe.
O Liverpool de reconstrução, já tem um ataque de dar inveja em muitas equipes fortes do mundo. Com Gakpo centralizado, Salah e Luís Dias pelas pontas no ataque. Fora que Klopp realmente parece ter revitalizado aquele time vertical que estávamos acostumados a ver em 2019, por exemplo. Que pressionava, roubava a bola ainda no campo adversário, e chegava ao gol. Bem diferente da paciência do City em manter a posse.
O Tottenham
Os Spurs também passam por situação semelhante, o Liverpool tentando retornar às glórias o Tottenham tentando retornar as quase glórias, inclusive muitas delas frustradas pelo Liverpool. Mas que também tem uma temporada de reconstrução pela frente, temporada essa, que já tem o seu melhor início de campeonato inglês e também é a que a equipe pratica seu melhor futebol seguramente desde 2019.
A equipe de Postecoglou também pratica a pressão no campo defensivo adversário, mas ela é menos eficiente, a chave do jogo do Tottenham é a incrível capacidade que o time tem de, em alguns passes, sair desse mesmo tipo de pressão. Roubar a bola do Tottenham é um desafio para todos os adversários nesta temporada. E que desafio melhor para Klopp o time do perde e pressiona, do que tentar roubar a bola da equipe que tem no momento a melhor saída de bola da Premier League.
Como foi o jogo?
O Tottenham costuma reagir melhor a equipes que não respeitam muito suas capacidades. Manchester United e Burnley que o digam. Começar marcando primeiro para que o Tottenham fosse obrigado a propor a partida era o caminho óbvio para os Reds que contam com a velocidade de um craque como Salah. O jogo é tenso para ambas as torcidas e muito divertido de se acompanhar para quem gosta do bom futebol.
Logo no início da partida, quem assistia acompanhou a excelente pressão da subida das linhas do Liverpool hora bem e mal sucedida. E as miraculosas soluções dos Spurs para sair dessa imposição, hora com movimentação e troca de passes, hora com habilidade e recurso técnico. Uma batalha tática muito bela.
Para que Richarlison após bom passe de Maddison, cruzou rasteiro a frente da meta de Alisson. A jogada de perigo da equipe Londrina é fundada com o que eles tem de melhor passes e movimentação, então logo o Liverpool responde com sua melhor característica.
A capacidade que seus meias têm de acionar os atacantes em lançamentos. Szoboszlai faz belo lançamento para Luis diaz em tabela pela esquerda a bola chega a Gakpo que bate de primeira, Vicario faz a primeira defesa ela retorna para Robertson e então duas vezes Vicario. Em poucos minutos vimos que o jogo seria lá e cá com velocidade pelo lado do Liverpool paciência pelo lado do Tottenham.
Aos 23 minutos a partida que era melhor para o Liverpool mudou completamente. Jones chega por cima da bola em dividida com Bissouma, que tem o pé travado no chão. A princípio Jones recebe o cartão amarelo, mas ele é rapidamente anulado pelo VAR, que instrui o árbitro a mostrar o cartão vermelho. Pouco mais da metade do primeiro tempo e o Liverpool já estava com 10 em campo.
A partir daí o Liverpool perde muito do suposto controle que tinha no jogo cedendo mais algumas chances a equipe Lily White. Que chega com perigo primeiro com Maddison depois com boa troca de passes com a pancada de Richarlison por cima do gol de Alisson.
O Tabu
Mas de novo esse é um Liverpool e Tottenham, mesmo em Londres o Liverpool vem na frente, já que esse é o retrospecto. Os Reds já tem o costume de se dar bem diante dos Spurs. Para deixar mais claro e ilustrado o Tottenham desde que construiu seu novo estádio em 2019 jamais venceu os vermelhos de Liverpool em seus domínios. São 4 anos de Tabu. É uma freguesia de longa data, com direito a perda de título da Champions para os Reds em 2019.
Com um jogador a menos desde os 23 minutos. E como já citado aqui uma equipe com problemas internos em ano de reconstrução, o Tottenham do bom futebol poderia e deveria sair na frente, dito isso: susto para a torcida dos Spurs. Em bela jogada, Salah aciona Luiz Dias em velocidade que bate cruzado rasteiro, no canto direito de Vicario. Porém, é marcado impedimento pelo VAR. Era enfim o dia do Tottenham?
Gol (Tottenham 1 x 0 Liverpool)
Aos 35 minutos do primeiro tempo em jogada mais uma vez trabalhada nos pés de Maddison o arco encontra a flecha com bela enfiada de bola para Richarlison. Que tocou de primeira para Son abrir o placar 1 a 0 Tottenham! A partir daí parecia que o Tottenham mandava no jogo, o que de fato aconteceu por um período final do primeiro tempo. Entretanto, não conseguiu transformar isso em gol. E de novo a dificuldade do Tottenham em vencer o Liverpool em especial, assustava.
Gol (Tottenham 1 x 1 Liverpool)
É realmente um Tottenham e Liverpool. Com um a menos gol anulado, gol sofrido e tudo que poderia abalar um time não é capaz de desconcentrar a equipe de Klopp. Buscando o empate aos 48 para 49 minutos do primeiro tempo durante os acréscimos. Lance que começa mais uma vez com o belo lançamento de Szoboszlai, dessa vez para Van Dijke, que ajeita de cabeça para Gakpo que gira bonito, batendo forte de pé direito para estufar as redes de Vicário, e empatar a partida.
Segundo Tempo
Com poucos minutos no primeiro tempo, a partida já é completamente dominada pelas ações do Tottenham que vai ditando o ritmo de jogo por ter a bola. Sempre no risco de que com apenas uma boa bola esticada para velocidade de Salah, o jogo termine para os Spurs. Alisson vai se tornando um antagonista irritante para o ataque do Tottenham que tenta com Maddison e Son. Obrigando Alisson a praticar dois milagres em sequência.
Liverpool com 9
Aos 68 minutos mais uma péssima notícia para o Liverpool. Diego Jota, que havia acabado de entrar no segundo tempo uma das várias mudanças de Klopp, não demorou a receber o primeiro cartão amarelo. Pouco tempo depois, Udougie, lateral dos Spurs que fazia excelente partida, rouba mais uma bola na tentativa de subida do Liverpool. Jota se lança nas pernas do adversário e recebe o segundo cartão amarelo. Expulso da partida deixando a equipe na mão agora com 9 em campo.
O Liverpool, agora com apenas 8 jogadores na linha, montou um esquema de duas linhas de 4 para marcar e sofrer menos pelos minutos que restavam (4-4-0). Se conseguissem esse seria provavelmente o empate mais amargo do Tottenham na temporada além de ter um sabor de vitória para os Reds devido a tudo que aconteceu nesse jogo.
O percurso do jogo se desenhava apesar de tudo, para um desfecho traumático para o time londrino. Que com paciência rodava a bola tentando encontrar um espaço vendo o tempo passar. O assistente levanta a placa indicando o acréscimo de 6 minutos, e a quebra do tabu ficaria para outra oportunidade.
Gol (Tottenham 2 x 1 Liverpool)
Então em meados dos 95 do segundo tempo. Cuti Romero que havia virado volante a essa altura para não dizer meia atacante abre jogada para Pedro Porro, que cruza rasteiro para o corte do zagueiro Matip. Um corte de muito azar que tem o destino do ângulo direito do goleiro Alisson, impecável durante todo o confronto, 2 para o Tottenham, 1 para o Liverpool para matar o jogo com requintes de crueldade.
Fim de jogo
O jogo termina e com ele o Tabu, o Tottenham torna a vencer o Liverpool e sobe para a segunda posição na tabela numa improvável caça ao Manchester City de Pep Guardiola. Já o Liverpool que vinha de belo retrospecto, se mantém no G4 e terá que pensar em soluções para as expulsões na partida.
Próximos confrontos
O Liverpool encara o Brighton fora de casa no próximo final de semana pela Premier League confronto interessante de duas equipes que tiveram derrotas dolorosas nessa rodada. O Brighton que vinha muito bem tomou uma sonora goleada de 6 a 1 para o Aston Villa e quer recuperar.
Já o Tottenham terá um confronto virtualmente mais simples com o Luton Town fora de casa, recém-promovido da Championship. Que ganhou apenas seu primeiro jogo no campeonato essa rodada visitando o Everton. A equipe do Luton ainda não venceu diante de sua torcida desde sua promoção.
Dados do confronto:
Escalação Tottenham: Vicário, Romero, Pedro Porro, Van de Ven, Udogie, Bissouma, Sarr, Maddison, Richarlison, Kulusevski, Son. Substituições: 69’ Son por Solomon. 83’ Udogie por Davies e Sarr por Skipp. 90’ Bissouma por Hojbjerg e Maddison por Véliz.
Escalação Liverpool: Alison, Gomes, Van Dijk, Robertson, Matip, Macallister, Szoboszlai, Curtis Jones, Luis Diaz, Salah, Gakpo. Substituições: 45’ Gakpo por Jota. 73’ Diaz por Endo. 74’ Salah por Arnold e Gomes por Konaté. 80’ Macallister por Gravenberch.