O São Paulo jogou neste domingo o segundo jogo da final da Copa do Brasil contra o Flamengo. E confirmou o título após empate por 1 a 1, construído no primeiro tempo. No primeiro jogo da decisão o São Paulo se saiu melhor, vencendo a partida por 1 a 0 com gol de Calleri no final do primeiro tempo.
Como foi a decisão?
A pressão passou toda para a equipe carioca que tinha a missão complicada de reverter o resultado no Morumbi. A atmosfera criada no pré jogo com toda certeza contribuiu com certeza para a vitória tricolor. Devolvendo o grande espetáculo que a torcida rubro negra fez no Maracanã, mais de 60 mil vozes empurraram o São Paulo para um jogo complexo decidido no detalhe.
Logo no início da partida com menos de 1 minuto o matador Pedro teve a chance de finalizar. Porém, o lance já estava parado com impedimento. A tônica do jogo seria essa, o Flamengo precisando e o São Paulo tentando ter a bola enquanto apostava em velocidade no contra-ataque.
Aos 26 minutos o São Paulo já havia tomado 3 cartões amarelos e perdido o zagueiro Arboleda por problema físico, sendo substituído por Diego Costa. Apesar de o Flamengo ter mais volume de jogo sempre chegando com perigo com a bola esticada na direita para Bruno Henrique, o São tinha chances mais claras de gol, como o chute de Wellington Rato ou no voleio de Lucas, ambos já no final do primeiro tempo.
Aos 40 minutos, Pedro vence uma dívida no campo do São Paulo e a bola espirra para Erick Pulgar que devolve de primeira. Pedro ajeita e chapa na direção do ângulo de Rafael que acompanha a bola passando por cima do gol. Alivio que dura pouco para torcida tricolor, já que aos 44 minutos do primeiro tempo, um filme passou na cabeça do recente torcedor São Paulino, nada acostumado a vencer troféus.
Gerson sai da marcação e enfia para Pedro que aciona Pulgar do lado direito lado mais frágil da zaga tricolor devido ao constante apoio do lateral Caio no ataque. Pulgar domina e invade a grande área batendo cruzado no canto esquerdo de Rafael. A bola pega na trave e volta nos pés de BH. Bruno Henrique para marcar 1×0 para o Mengão.
Agora com igualdade no placar agregado o Flamengo teria em teoria mais tranquilidade para construir o resultado à sua maneira no segundo tempo. Mas a alegria do Flamengo não dura muito tempo. Já que após falta no campo de ataque faltando segundos para o término dos acréscimos.
Wellington Rato cobra falta aberta na área, para a saída de soco de Rossi. Ela vai caprichosamente na direção de Nestor que pega de primeira sem pulo. Um chute no mínimo incrível para marcar seu primeiro gol na Copa do Brasil e empatar a final por 1×1.
Com a vantagem devolvida ao São Paulo. A equipe retornou mais retroativa para o segundo tempo. O famigerado “saber sofrer”. Aos 2 minutos e meio do segundo tempo Wesley cruza pra área para saída de Rafael a bola sobra para Fabrício Bruno num lance talvez um pouco semelhante ao de Nestor. Porém, Fabrício não foi feliz, bateu bem, mas a bola vai para fora no canto direito de Rafael com muito perigo.
O Flamengo voltava a pressionar com a técnica superior de seu elenco. Com volume rubro negro que seguiu até o final da partida com raros, mas perigosos momentos criados pelo São Paulo. Aos 33 minutos, Luís Araújo cruza para área que passa com perigo pelo gol de Rafael, mas o desvio não acontece.
Nos 40 minutos, veio a polêmica. Jogada de Michel Araújo, Lucas Moura faz mais uma fila e toca para Luciano ficar de cara para o gol. Luciano bate para fora e reclama de um empurrão num possível deslocamento no momento da finalização, mas nada é marcado.
Ayrton Lucas dá então uma última esperança à torcida flamenguista já nos acréscimos da final em boa jogada na esquerda ele tricota sozinho e bate cruzado de pé direito para Rafael encaixar. Com 53:44 no relógio o árbitro pede a bola para encerrar o jogo e segundo o mesmo, Gabriel Neves teria retardado a cobrança do lateral e é expulso. Lance final do jogo.
Título Inédito!
O árbitro apita e aponta para o centro do campo. São Paulo campeão da Copa do Brasil pela primeira vez em sua história. O último título que faltava na galeria dos títulos possíveis para o tricolor paulista. Com isso o São Paulo garante um título nacional após 15 anos. E de quebra garante vaga na Libertadores e na final da Supercopa do Brasil.
Já ao Flamengo resta esperança mínima de título no campeonato brasileiro. E a classificação para a próxima Libertadores. Após muitos anos de conquistas desde 2019 o Flamengo pode terminar 2023 sem título e a pressão sobre uma diretoria que viveu uma semana complicada terá ainda mais trabalho com o elenco e necessitará de uma resposta rápida ao torcedor visivelmente abalado com o desfecho de um ano ruim para um time gigante e endinheirado como o Flamengo.
O Flamengo tem compromisso contra o Coritiba pelo Campeonato brasileiro no dia 27 de setembro. Já o São Paulo enfrenta o Bahia no dia 30 em casa.