Nesta sexta-feira (25), pela primeira vez após as férias de verão, a Fórmula 1 entrou em pista para realizar os treinos livres do GP da Holanda. Porém, o retorno da categoria não foi um dos mais divertidos.
Durante o TL2, Oscar Piastri perdeu o controle de sua McLaren na curva 3, do circuito Zandvoort batendo contra as barreiras. Daniel Ricciardo que vinha logo atrás, jogou o carro contra a barreira de proteção, sem tirar as mãos do volante.
A ação do piloto da Alpha Tauri, foi para evitar uma batida em “T” com o carro de seu concidadão, que é considerada uma das batidas mais perigosa do automobilismo.
Ricciardo retirou a luva da mão esquerda,e pelo rádio para a equipe, se queixou de fortes dores no pulso. O australiano foi encaminhado para o centro médico do circuito.
Após algumas horas, o piloto deixou o local com o braço esquerdo com uma tipoia, rumo a um hospital local para exames detalhados em que foi confirmado que o piloto sofreu uma fratura no metacarpo da mão esquerda.
Pelas redes sociais, a equipe Alpha Tauri comunicou ” Um raio-X confirmou que Daniel sofreu uma fratura no metacarpo da mão esquerda, e esta lesão não lhe permitirá continuar com suas funções, então ele será substituído pelo piloto reserva da equipe, Liam Lawson, pelo resto do fim de semana.”
Liam Lawson substitui Daniel Ricciardo
Liam Lawson faz a substituição de Daniel Ricciardo na Alpha Tauri. Lawson tem 21 anos, faz parte do programa de jovens pilotos da Red Bull Racing e fez sua estreia na Fórmula 1 no TL1 do GP da Bélgica 2022; e mais tarde também participou do TL1 na Cidade do México.
O neozelandês é vice-campeão da DTM, terceiro colocado na Fórmula 2 2022, e atualmente, disputa a Super Formula Japonesa sendo postulante ao título.