A Scuderia Ferrari anunciou por meio de suas redes sociais que terá Robert Shwartzman do Treino Livre 1 do Grande Prêmio da Holanda, que acontece neste fim de semana entre os dias 25 e 27 de agosto.
A participação de Shwartzman é para o cumprimento de uma norma do regulamento que solicita que cada equipe escale pilotos novatos para duas sessões de treinos livres no decorrer da temporada.
Robert Shwartzman é natural de Israel, mas, correu sob licença russa até o ano de 2022, quando passou a correr com a licença de Israel por conta do conflito entre Rússia e Ucrânia.
Shwartzman tem 23 anos, e é membro da Ferrari Driver Academy desde 2017. O israelense foi campeão da FIA Fórmula 3 2019, e foi vice-campeão da Fórmula 2 2022. Este será o terceiro treino livre de Shwartzman na Fórmula 1, já que participou de sessões nos EUA e Abu Dhabi em 2022.
Em entrevista coletiva, Frédéric Vesseur, chefe da Scuderia Ferrari, contou “Robert fará mais um provavelmente em Abu Dhabi, no carro de Charles Leclerc.”
Vesseur declarou ainda que as escolhas das pistas para realização dos testes, é dever do próprio Robert Shwartzman ” Foi o piloto que escolheu a pista em que queria realizar o teste. Eu dei a ele a escolha para isso.”
Pelo twitter, Robert Shwartzman comemorou “É uma honra ser escolhido novamente pela Scuderia Ferrari para o treino livre de novatos da Fórmula 1. Estou muito animado para pilotar o SF-23 esta semana no desafiador circuito de Zandvoort.”