No início da manhã deste sábado (19), Austrália e Suécia entraram em campo no Estádio de Suncorp, em Brisbane, Austrália, para o duelo em busca do 3° lugar na Copa do Mundo Feminina de 2023.
Diante a arquibancada lotada com 50 mil torcedores, a Suécia demonstrou resistência, e com gols de Fridolina Rolfö e Kosovare Asllani, atropelou as anfitriãs por 2 a 1, conquistando a medalha de bronze, pela quarta vez na história da Copa do Mundo Feminina.
As Matildas, por sua vez, teve dificuldade para acompanhar o ritmo de jogo da experiente Suécia, não conseguindo anotar gols. Porém, mesmo finalizando sua jornada na Copa do Mundo com o 4° lugar, essa foi a melhor campanha já feita pela Austrália, que fez atuações importantíssimas.
Como foi o jogo?
O estádio de Suncorp estava lotada de com torcedores de Austrália e Suécia que, cantavam, e fizeram a contagem regressiva para o início da partida, torcendo arduamente pelas seleções que iriam buscar a medalha de bronze no Mundial Feminino.
Com a Suécia dando o chute inicial a partida começou. Nos primeiro momento a partida se desenhava sendo equilibrada, com as duas seleções tendo posse de bola e chances de jogar na área da concorrência.
Aos 17 minutos do primeiro tempo, a Austrália chegou na área da Suécia na tentativa de golear. Sam Kerr fez um cruzamento para Hunt, que finalizou, com Jonna Andersson conseguindo chutar para fora.
Aos 22 minutos, Raso chegou com velocidade na área sueca chutando para o gol, com a goleira Musovic fazendo uma linda defesa. Destaque para a goleira sueca, que foi um dos grandes nomes da partida, fazendo excelentes defesas.
Entrando nos 25 minutos, foi a Suécia que começou a crescer na partida. Conseguindo tomar a bola, as suecas subiram em massa para área australiana. Blackstenius veio inspirada, mas Hunt tropeçou na perna da sueca a fazendo cair.
O jogo seguiu normalmente, Asllani fez um belo cruzamento para Rolfö, que cabeceou com a bola batendo na trave. Após o lance, a árbitra foi chamada pelo VAR, para revisar o lance entre Blackstenius e Hunt. A revisão foi feita, e a arbitra aplicou pênalti para a Suécia.
Aos 29 minutos, Fridolina Rolfö foi escolhida para ir para a cobrança. Debaixo de muitas vais da torcida australiana, a atacante do Barcelona bateu com urgência do lado esquerdo de Arnold balançando as redes australianas, anotando o primeiro gol para a Suécia.
A partir desse momento, as suecas começaram a gostar do jogo, tendo mais posse de bola, colocando pressão nas australianas. Aos 42 minutos, Rolfö chegou na área pedindo a bola, recebendo. A sueca chutou e viu a bola passar pertinho do gol saindo para fora.
Já nos acréscimos, aos 46 minutos, Blackstenius chegou na área ficando cara a cara com a goleira Arnold. A sueca chutou e a goleira australiana defendeu bem. Entrando nos 47 minutos, Foord veio defendendo a bola de Asllani que veio por de trás, por um erro Asllani derrubou Foord, e acabou em desentendimento.
Entendo nos 50 minutos, Raso e Kerr chegaram inspiradas na área sueca. Raso passou a bola para Kerr que chutou para o gol, para mais uma defesa espetacular da goleira Musovic.
Voltando do intervalo, a suecas vieram com um ritmo de jogo forte e as australianas sentiram e tiveram dificuldades para lidar, perdendo chances de tomar a bola e fazer uma boa jogada.
Aos 61 minutos do segundo tempo, Blackstenius veio chutando a bola, entrando na área, não conseguindo fazer a finalização. Com a bola indo para Asllani, a capitã aproveitou a oportunidade e chutou acertando as redes em cheio, fazendo o segundo gol para a Suécia.
Entrando nos 90 minutos, a Austrália chegou em peso na área sueca. Kerr fez o cruzamento para Hunt, que chutou para o gol com Musovic fazendo a defesa. A bola retornou para Van Egmond que tentou fazer a finalização de longa distância, mas viu a bola sair para fora.
Entrando nos 96 minutos, a árbitra apitou decretando o fim da partida. Vitória da seleção sueca por 2 a 0 sobre as australianas.
Suécia conquista medalha de bronze pela quarta vez na história
Com a vitória de hoje, a Suécia conquistou o 3° lugar no mundial, e leva o bronze pela quarta vez na Copa do Mundo Feminina, sendo este o terceiro consecutivo. A Suécia foi 3° colocada em 1991, 2011, 2019, e agora 2023.
Deixando a disputa pelo terceiro lugar de lado, e já de olho na grande final
A grande final da Copa do Mundo Feminina, acontece amanhã (20). Espanha e Inglaterra entram em campo às 7h00 da manhã para a grande decisão do título.