Na madrugada deste sábado (05), Japão e Noruega entraram em campo no Estádio Regional de Wellington, na Nova Zelândia, para o confronto direto pelas oitavas de final do Mundial Feminino.
Com um gol contra feito pela norueguesa Ingrid Engen, e outros dois feitos pelas japonesas Risa Shimizu e Hinata Miyazawa, o Japão superou a Noruega e avançou para as quartas de final do torneio.
A Noruega que veio da partida contra Filipinas em que venceu com 6 gols, na partida contra o Japão marcou um gol com Guro Reiten. A seleção ainda teve diversas oportunidades de anotar mais gols, mas não conseguiu, e se despede da Copa do Mundo.
Como foi o jogo?
A partida começou com o Japão dando o chute inicial. Já nos minutos iniciais, as japonesas já demonstravam a mudança de estratégia, deixando de jogar no contra-ataque, controlando a posse de bola, em busca das laterais.
A Noruega, por sua vez, ficava mais no campo de defesa, mas tinha dificuldade em acompanhar o ritmo de jogo das japonesas. Aos 13 minutos as japonesas começaram a jogar mais próximo da área da Noruega, já ameaçando a marcar.
Aos 15 minutos do primeiro tempo, Miyawa fez um cruzamento de bola pela esquerda, a norueguesa, Ingrid Engen, correu tentando cortar, e acertou o seu próprio gol.
Entrando nos 19 minutos, a Noruega veio jogando na área do Japão. Hansen fez o cruzamento de bola para Rieten que cabeceou e fez um belo gol, empatando o placar da partida. Aos 27 minutos, Reiten quase marcou o segundo gol, finalizando rumo ao gol, mas a bola foi para a direita.
Após o intervalo, o Japão voltou para o campo como no primeiro tempo buscando chances. A Noruega que enxergava um jogo igual para os dois lados, chegou mais ousada, ficando no ataque.
Aos 49 minutos do segundo tempo, o Japão subiu rumo a área da Noruega. Com a Noruega perdida na própria área, Risa entregou a bola para Shimizu, que chutou em direção do gol, anotando o segundo gol para o Japão.
Aos 72 minutos do segundo tempo, a Noruega por pouco não marcou outro gol contra para o Japão. Hansen tomou a bola da jogadora japonesa e correu em direção a goleira norueguesa passando a bola que por pouco, a goleira Mikalsen não consegue pegar.
Aos 76 minutos, Rieten surgiu outra vez na área do gol do Japão. Com habilidade, a norueguesa veio driblando, chutou cruzado e viu a bola passar rente a trave direita.
Aos 80 minutos, Hinata Miyazawa recebeu lançamento, e veio correndo sozinha em direção ao gol da Noruega. A artilheira da Copa chutou e marcou o terceiro gol para o Japão e seu quinto na torneio mundial.
Aos 91 minutos da partida, a Noruega veio na tentativa de marcar seu segundo gol, Karina Saevik tentou fazer o gol de cabeça, mas a goleira japonesa pegou em cheio.
Fim de jogo! Com o placar por 3 a 1, Japão levou mais uma vitória. Já a Noruega se despede da Copa do Mundo e volta para casa.
Japão rumo as quartas de final
Garantindo a vitória no duelo válido para oitavas de final, Japão segue para as quartas de final, em busca de realizar o sonho de conquistar o bicampeonato.
As japonesas agora devem aguardar o resultado do duelo entre Suécia e Estados Unidos para conhecer sua próxima rival na Copa do Mundo.