Nesta quinta-feira (03), aconteceu o evento da FIA American Congress, na Guetemala, e dentre as novidades, o anúncio que o Brasil foi escolhido para sediar uma agência da Federação Internacional do Automobilismo. O anúncio foi feito pelo presidente da organização, Mohammed Ben Sulayem.
A agência vai ficar localizada no Rio de Janeiro, e é fruto de uma parceria com a Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). A agência será dirigida por Renato Corrêa, que responderá à vice-presidente de esportes na América do Sul, Fabiana Ecclestone.
Uma das principais atividades da agência vai ser apoiar a organização de atividades e promover maior ligação entre dirigentes do Brasil com os representantes do automobilismo internacional.
A primeira agência fora da Europa em 119 anos
Com sede na França, em Paris, e agências em Valleiry, também no país, e na Suíça, em Genebra, esta é a primeira vez desde a sua fundação em 1904 que a FIA terá uma filial fora da Europa.
Função da FIA e relacionamento com o Brasil
A FIA é responsável por administrar categorias como Fórmula 1, Fórmula 2, Fórmula 3, WEC, dentre outros. O Brasil conta com diversos pilotos brasileiros em ascensão nas categorias dirigidas pela FIA, como, Gabriel Bortoleto, Caio Collet e Roberto Faria na Fórmula 3.
Hoje a organização promove no Brasil o Grande Prêmio de Fórmula 1 e o ePrix. Com esta iniciativa, visa manter um relacionamento mais próximo entre a elite do automobilismo com o Brasil.