Neste sábado (29), Caio Collet conquistou a vitória na sprint race, no circuito de Spa-Francorchamps, pela penúltima etapa do campeonato de Fórmula 3. Pela inversão de grid, o piloto da Van Amersfoort Racing, pela inversão de grid, largou da terceira colocação, mas já no final da primeira volta, se colocava como líder da prova belga.
Como foi a corrida?
Após ser dada a volta de apresentação para a prova, Hugh Barter, veio liderando o pelotão para se posicionar no primeiro colchete, seguido de Paul Aron, Taylor Barnard e Caio Collet.
Os postulantes ao título, se alinharam um pouco mais ao meio do pelotão: Zak O’Sullivan em sétimo, Pepe Martí em décimo segundo e Gabriel Bortoleto em décimo quinto.
Quando foi dada a largada, Barter arrancou seguido na primeira posição, porém sofria pressão de Bernard que passou após Eau Rouge. Collet acompanhou o fluxo seguindo Barnard deixando Hunter em terceiro.
No final da primeira volta, a bandeira amarela foi balançada no setor dois, anunciando um incidente entre Rafael Villagomez e Sebastián Montoya.
Enquanto isso, Taylor Barnard caminhava para a finalização da primeira volta sofrendo a pressão de Collet, que realizou a ultrapassagem por fora na Blamchimont, enquanto era anunciado a entrada do safety car.
Após o safety car se recolher no final da volta 3, Collet puxou o pelotão abrindo a volta 4, sem permitir ser atacado por Barnard. Enquanto isso, O’Sullivan realizava ultrapassagens e assumia a quinta posição.
Mais atrás Pepe Martí e Gabriele Miní duelavam pela décima posição, porém o italiano acertou o carro de Martí o fazendo rodar. Enquanto isso, Bortoleto passou pelo acidente assumindo a décima posição.
Pepe foi agiu, ajeitou o carro para voltar à pista, mas acertou o carro de Ido Cohen em cheio. O espanhol de 18 anos entrou em completo desespero, enquanto o safety car retornava à pista.
Na volta 8, o carro de segurança saiu e Collet voltou a puxar o pelotão para a aceleração. Na volta 9, Bortoleto fez uma ultrapassagem sobre Dino Beganovic assumindo a nona posição, porém Beganovic encostou na traseira do carro do brasileiro, e após isso o carro começou a apresentar mau rendimento, o fazendo abandonar a prova.
Com quatro voltas para o fim, o safety car retornou à pista, puxando os carros até a passagem pela bandeira quadriculada. Vitória de Caio Collet, com Taylor Barnard em segundo e Paul Aron em terceiro.
Confusão com a pontuação
Quando a prova foi finalizada, todos foram surpreendidos com a notícia de que não seriam distribuídos pontos para aqueles que terminaram na zona de pontuação, os dez primeiros.
De acordo com regulamento esportivo da Fórmula 3, para os pontos serem atribuídos é preciso que sejam realizadas duas voltas em bandeira verde, e o safety car esteve em pista durante as 12 voltas da Sprint Race.
A decisão causou revolta e alguns pilotos protestaram sobre a decisão. A FIA aceitou os protestos e os analisou. Após dez horas os comissários entraram em consenso, decidindo realizar a distribuição de pontos.
E a próxima corrida?
A Fórmula 3 retorna à pista amanhã (30), às 03h25, para a disputa da Feature Race, a última antes das férias de verão.