Neste sábado (29), logo após a classificação para a corrida Sprint da F1, a Fórmula 2 foi para a pista para a realização da Sprint Race. O brasileiro Enzo Fittipaldi que largou da terceira colocação, venceu a prova, fazendo o hino nacional tocar pela segunda vez no Circuito de Spa-Francorchamps.
Como foi a corrida?
As atividades de pista da Fórmula 2 começaram atrasada em 35 minutos, devido ao atraso das sessões da F1. Quando os carros partiram para a volta de apresentação, Joshua Mason ficou parado, tendo que largar do pit-lane.
Finalizando a volta de apresentação, Jehan Daruvala vinha puxando o pelotão e parando na primeira posição, seguido de Verschoor e Enzo Fittipaldi.
Juan Manuel Correa parou na última posição do grid, e Mason ainda não havia conseguido chegar até a área do pit-lane, então a direção de prova pediu para que uma nova volta de apresentação fosse realizada. O número de voltas caiu para 17.
Quando todos os carros se alinharam, foi dada a largada para Sprint Race. Jehan Daruvala arrancou segurando a posição. Verschoor se manteve em segundo.
Já Enzo Fittipaldi sofria pressão do norueguês Dennis Hauger que caprichou no ataque da freada da curva 1 tentando assumir a terceira posição. Fittipaldi por sua vez conseguiu se defender, mantendo a terceira colocação.
O líder do campeonato Frederik Vesti, largou da nona posição e veio realizando ultrapassagens, da segunda volta já assumia a sexta posição.
Na volta 3, a bandeira amarela. O piloto da casa, Cordeel estava parado na pista. Enquanto Daruvala recolhia para os boxes, já que o apoio de cabeça do piloto se soltou o obrigando a abandonar a prova. Verschoor então assumiu a liderança, com Fittipaldi em segundo.
O safety car que havia entrado na pista por conta do incidente com Cordeel, saiu na volta 4 e a relargada aconteceu. Verschoor puxou bem o pelotão e manteve a liderança por 1s5.
Mais atrás, o francês Victor Martins aparecia vivo na disputa na sexta posição já em busca de Vesti, tentando o ultrapassar de todas as maneiras. Mais à frente, Fittipaldi conseguiu tirar a vantagem para Verschoor, já projetando um ataque.
Jack Dohaan, já se aproximava de Victor Martins que ainda estava atrás de Vesti. Martins que passou a sofrer pressão de Doohan, passou a tentar abrir vantagem se aproximando mais de Vesti com a intenção de passar. Na volta 14, Martins conseguiu realizar a ultrapassagem.
Mais a frente, a diferença era de 0s8. Verschoor já tinha pneus desgastados e Enzo colocou de lado e realizou a ultrapassagem, já buscando abrir vantagem.
Fittipaldi passou pela bandeira quadriculada conquistando sua primeira vitória na categoria. Fechando o pódio, Richard Verschoor e Théo Pourchaire.
E a próxima corrida?
A Fórmula 2 retorna a pista amanhã (30), às 04h55 para a disputa da Feature Race, a última antes das férias de verão.