Em sua temporada inaugural, a F1 Academy é uma categoria exclusivamente feminina, com intuito de inserir pilotas na base na elite do automobilismo. O grid atual da categoria, conta com cinco equipes, – Prema Racing, Rodin Carlin, Campos Racing, MP Motorsport e ART Grand Prix – com três pilotas cada uma.
A Fórmula 1 anunciou por meio de suas redes sociais que todas as dez equipes que formam o seu grid, terão uma representante na F1 Academy a partir de 2024. Cada equipe irá escolher uma pilota para apoiar e correr com sua pintura no carro. As outras cinco meninas que não forem selecionadas por nenhum time da maior categoria do automobilismo, correrão sob apoio de outros parceiros.
Susie Wolff, diretora da F1 Academy, celebrou: “Antes de tudo gostaria de agradecer às equipes da Fórmula 1 pelo apoio e visão ao embarcarmos nessa jornada juntos. Este marco demonstra não apenas a profundidade do apoio pela F1 Academy no meio da Fórmula 1, mas vai inspirar uma geração de meninas a realizar oportunidades dentro e fora da pista no automobilismo”.
A outra grande novidade para o ano que vem, é que o calendário da categoria se juntará ao calendário da Fórmula 1, como o da F3 e F2. Na temporada que se passa, a F1 Academy só estará correndo junto com a Fórmula 1 no fim de semana do GP do Estados Unidos.
Stefano Domenicali, CEO da Fórmula 1, comunicou: “Em 2024, a F1 Academy se juntará ao nosso calendário de corridas, aumentando a conscientização e o perfil da categoria globalmente. Ter pinturas da F1 no grid será algo extremamente especial”.
Agora as equipes começam a jornada de análise de escolha de pilotas para apoiarem na próxima temporada. Detalhes serão divulgados no decorrer do ano.