A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), multou a equipe do Flamengo por uso indevido de sinalizadores e bombas no Maracanã. O caso ocorreu no último 28 de junho, durante partida contra o Aucas, válida pela sexta rodada da fase de grupos da Copa Libertadores da América.
O valor da multa é de 8 mil dólares, o equivalente a 38 mil reais. A multa normalmente é descontada diretamente no repasse que a confederação realiza ao clube, por conta dos direitos de transmissão da competição.
Punição recorrente
Esta não é a primeira punição neste ano para equipe Rubro-negra. Também pela Copa Libertadores, a equipe carioca foi punida por U$ 5 mil, equivalente a R$ 24 mil reais, por uso indevido de sinalizadores na partida contra a equipe do Racing na fase de grupos.
O enquadramento da multa é o artigo 12.2 do Código de disciplina da Conmebol, o artigo trata como ordem de segurança pública o não uso dos sinalizadores no torneio. Nos últimos anos a torcida do Flamengo vem utilizando muitos fogos de artifício ou objetos pirotécnicos.
Nas quartas de final da Libertadores de 2022 contra a equipe do Corinthians, os rubro-negros foram multados pela entidade tanto no jogo de ida, como no jogo de volta. O prejuízo chegou a ser mais de R$ 200 mil reais.