Além da conquista coletiva de campeã, a brasileira Kamilla Cardoso também comemorou a escolha de Melhor Jogadora (MVP, na sigla em inglês) da final da AmeriCup Feminina. Na final de ontem (09/07), ela obteve um duplo-duplo, com 20 pontos e 11 rebotes, além de uma assistência.
Kamilla joga no basquete universitário pela universidade de South Carolina. A pivô de 2m de altura é de Montes Claros, Minas Gerais, e com apenas 20 anos se tornou a primeira brasileira a conquistar um título NCAA, elite do basquete universitário dos Estados Unidos.
Kamilla é uma das esperanças do basquete feminino no Brasil. Em seu primeiro ano de basquete universitário, Kamilla teve médias de 13,6 pontos, 8 rebotes e 2,7 tocos por partida, fazendo parte do primeiro time da temporada e sendo a co-defensora do ano na NCAA.
Além disso, Kamilla recebeu diversos prêmios na sua estreia na NCAA (principal liga americana de basquete universitário) como caloura do ano na Conferência ACC, a mais forte da liga. Kamilla é sem dúvida uma das grandes promessas do basquete feminino no Brasil.