Deu Brasil na decisão da AmeriCup Feminina de Basquete: a equipe treinada por José Neto foi campeã do torneio neste domingo (09/07), ao vencer os Estados Unidos por 69 a 58, na cidade mexicana de León.
A equipe brasileira não disputava uma final da competição há 12 anos. A última vez havia sido em 2011, quando venceu a Argentina. O país vinha de dois bronzes seguidos na competição. O Brasil terminou a competição de forma invicta, com sete vitórias – duas delas sobre as americanas, sendo a primeira ainda na fase de classificação.
Além disso, a equipe Brasileira obteve a única vaga direta disponível das Américas para o Pré-Olímpico Mundial – a outra é da equipe dos EUA, como vencedora da Copa do Mundo. E também está garantido nos Jogos Pan-Americanos Santiago 2023.
Sobre o jogo
A equipe Brasileira iniciou a partida apresentando nervosismo diante da equipe Americana, que comandaram o primeiro quarto terminando com Estados Unidos na frente por apenas dois pontos: 16 a 14.
No início do período seguinte, as comandadas do técnico José Neto ainda tiveram que lidar com a exclusão da veterana pivô Érika da partida por cometer duas faltas técnicas. Ela acabou disputando apenas três minutos em toda a partida.
Já o terceiro período foi decisivo para o Brasil que deslanchou sobre os EUA, o time marcou dez pontos seguidos e saiu de uma desvantagem de 39 a 35 para liderar o marcador por 45 a 39. O destaque passou a ser a pivô Kamilla, com muitos rebotes ofensivos e defensivos, além de assistências decisivas.
No início do último quarto, o Brasil vencia por confortáveis 60 a 47. Segurando as ações na defesa, a equipe soube conter o ataque americano e não chegou a ser realmente ameaçada em momento algum.
Com isso, bastou administrar o resultado para fechar a partida e garantir o título para o Brasil após 12 anos de espera. Agora o basquete feminino do Brasil volta suas atenções para o Pré-Olímpico Mundial, competição à qual a equipe pegou a única vaga das Américas disponível.